sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"A SORTE E O DESTINO DE CADA UM" - POR BERNARDO PIMENTEL - MÉDICO E ESCRITOR.

BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

A SORTE E O DESTINO DE CADA UM.

Hoje, que o Carnaval está se iniciando, tem muita gente feliz, esquentando e apurando os tamborins, retocando a fantasia, dando um polimento no espírito, querendo desfilar na avenida a sua dor, ou saudade.
Em cada coração um desejo, um sentimento, uma frustração. É a vida. É preciso sonhar, é preciso desintoxicar o espírito.
Enquanto espero ver o carnaval, ver o mar e lavar os meus olhos com a imensidão do horizonte, vou atender no consultório. Lá encontro motivos para a reflexão, para a ponderação, para frenar os instintos e os desejos, que são as patologias que acometem os poetas.
Atendo um jovem de 18 anos que se encontra muito feliz, pois como especialista em fazer vídeos, conseguiu um bom emprego. Foi pinçado à distancia, pela sua competência...mas, está cismado, pois eu solicitei uns exames e o laboratório só quer dá o resultado depois de falar comigo. Aí me pergunta: "Doutor, será que eu estou com AIDS"? Respondo: pode até ser que seja por outro motivo, mas se você for soro positivo, não vai passar o resto da vida preocupado. É inútil você se preocupar com problemas, cujo desenrolar independe de você, da sua preocupação. Meia hora depois o laboratório me confirma: o paciente é soro positivo! Triste constatação antes de um Carnaval. É a vida...
Vou saindo e mais um paciente, que suplicou para ser atendido hoje - uma senhora de 51 anos - na qual fiz um toque. Ela tem um tumor de reto inferior ou canal anal. Sente muita dor, chora com o exame e lhe explico: toquei uma pequena tumoração, pode não ser nada, mas pode ser muita coisa. Mas, mesmo se for muita coisa, ainda é inicial e pequena. Ela responde: eu não tenho plano de saúde, ajude-me, encaminhe-me para o Serviço Público"... E eu repondo: fique tranquila, faça estes exames no seu município e me procure assim que receber os resultados, eu resolvo.
É assim a vida! Estou falando nessas coisas para que nós aprendamos a valorizar a nossa tranquilidade,a nossa tranquilidade não nos está fazendo mal! Quantas besteiras interferem no dia a dia da gente, e as maximizamos, e perdemos a vida desejando o excelente, por que não se contenta com o ótimo! Daí esta reflexão: Comemore, brinque, agradeça a Deus por sua tranquilidade, não chore porque o progresso está lento! Ruim é não sair do lugar.
Se você beber, não dirija, não faça essa ingratidão à vida.
Precisamos repetir todo dia: a nossa tranquilidade não nos está fazendo mal!!!
Vida! Vida! Nove vezes fora, Vida!

Pelo destino das flores se sabe bem o que é a sorte!
"Umas enfeitam a vida, outras enfeitam a morte!

"Formiga quando quer se perder cria asas e voa"!
Quem faz o que não pode, termina fazendo o que não quer!

Beijos e abraços do padre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário