segunda-feira, 7 de novembro de 2011

III FLIPIPA, (FESTIVAL LITERÁRIO DE PIPA), NA PRAIA DE PIPA, DE 17 A 26-11-2011

III FESTIVAL LITERÁRIO DE PIPA
III FLIPIPA - FESTIVAL LITERÁRIO DE PIPA

17 A 26-11-2011 em Tibau do Sul - RN

FLIPIPA


O FliPipa - Festival Literário da Pipa que é um misto dea de atividades culturais voltadas ao exercício da Literatura. Trata-se de vários debates em torno da obra e do pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa.
Em sua terceiro edição, realizado gratuitamente, em caráter multicultural, tem a finalidade precípua de promover a literatura, o interesse pela leitura fora dos meios convencionais e valorizar a história e as raízes culturais, sendo uma das primeiras experiências do Rio Grande do Norte, que é levar a literatura e seus autores para debater frente a frente com a comunidade.

Tibau do Sul, novamente, vai sediar o festival, afinal, a localização das praias de Pipa, e Ttibau do Sul, são referências nacionais e internacionais, com boa estrutura de hospedagem e gastronomia, como áreas turísticas.
Teremos significativas presenças literárias: Mia Couto, Raimundo Carrero, Daniel Galera, Frederico Pernambucano de Melo, Heloísa Buarque de Hollanda, Laurentino Gomes, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, Lobão, Danuza Leão, Daniel Piza, Marina Colasanti, Ronaldo Correia de Brito, Rafael Coutinho entre outros.

A produção lierária potiguar tem lugar de destaque na participação de escritores como Clementino Câmara, Geraldo Queiroz, Homero Homem, Humberto Hermenegildo, Carlos de Souza, Polycarpo Feitosa, Ney Leandro de Castro, Helio Galvão, Luiz Assumção, Diva Cunha, Marize Castro, Câmara Cascudo, Patricio Jr., Moacy Cirne, Tarcisio Gurgel, Pablo Capistrano, Nivaldete Ferreira, Honório de Medeiros, Vânia Gicco, Conceição Flores, Durval Muniz, Raimundo Arrais, Ilza Matias, Alex de Souza.
Já confirmados nomes de grande relevância na literatura brasileira contemporânea, como David Arrigucci Jr, Eucanaã Ferraz, o português Miguel Sousa Tavares, Fernando Morais, Rubens Figueiredo, Carlito Azevedo, Arnaldo Antunes. A memória também é resgatada através do legado deixado pelo sertanista e escritor Oswaldo Lamartine, pelo visionário autor Manoel Dantas e o crítico e poeta Antônio Bento, que em sua fazenda em Goianinha, recebeu Mário de Andrade e selou o encontro entre o modernista e o coquista Chico Antônio.
Haverão dez mesas literárias, com Danuza Leão, Ronaldo Correia de Brito, Lobão, Marina Colasanti, Daniel Piza, Heloísa Buarque de Hollanda, entre outros autores; quinze oficinas dentro do projeto inédito Pipinha Literária envolvendo 15 profissionais, entre professores, mestres, escritores e arte-educadores e ainda a oficina “A Preparação do Escritor”, com Raimundo Carrero.

O FLIPIPE conta com O APOIO Da Livraria Oficial da Flipa - Siciliano - tenda de debates, espaço de autógrafos, a presença do Sebo Vermelho e um dos maiores editores de livros do RN, o sebista Abimael Silva, além de vários lançamentos de livros, shows musicais com Perfume de Gardênia, Carlos Zens, Galvão Filho, Cleudo Freire, Donizete Lima, Edja Alves, Rachel Alves e Alvamar Medeiros.

Na quinta-feira (24) estarão presentes na Pipa a escritora e jornalista Danuza Leão, que falará sobre o tema “Literatura, jornalismo, memórias”, tendo como mediador o jornalista Woden Madruga. Danuza, que é colunista da Folha de São Paulo e acaba de lançar suas memórias no livro “Quase Tudo”, abordará assuntos que vão do universo cultural ao meio jornalístico.

Com o tema “Literatura e Viagens”, a escritora Marina Colasanti também é presença no primeiro dia do Festival Literário, tendo como mediadora a jornalista e professora Josimey Costa e outros assuntos.

A iniciativa do FLIPIPA é do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, sob a coordenação da Fundação Cultural Hélio Galvão.

Litoral Sul do RN, 70 km da capital Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário