quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NATAL-RN, A UFRN, A AFLAM, A CIDADE DE MOSSORÓ-RN - NUM SÓ ABRAÇO COM MARIA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA!

ELOY DE SOUZA JUNTA NATAL E MOSSORÓ NO ABRAÇO DA LITERATURA DO RN, COM A TESE DE MESTRADO DA PROFESSORA E ESCRITORA MARIA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA, PRESIDENTE DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DE MOSSORÓ. E AS ENTIDADES LITERÁRIAS DO RN PRESTIGIARÃO ESTE GRANDE E HISTÓRICO MOMENTO, TAMBÉM, PELAS MÃOS DO VICE-PRESIDENTE DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS - ESCRITOR E JORNALISTA PAULO MACEDO.
CONVITE PARA 06-09-2011
ESCRITORA MARIA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA

TESE DE CONCEIÇÃO MACIEL É LIVRO SOBRE ELOY DE SOUZA

No próximo dia seis de setembro, às 19 horas, na Academia Norte-riograndense de Letras, rua Mipibu, 443 em Natal, a professora universitária e escritora mossoroense, Maria Conceição Maciel Filgueira vai lançar o seu novo livro, inserido na Coleção, “Dissertações e Teses do CCHLA”, da nossa Universidade Federal.
O livro “Eloy de Souza: uma Interpretação sobre o Nordeste e o dilema das secas”, escrito pela Professora Doutora Maria Conceição Maciel Filgueira é uma importante contribuição a história do Rio Grande do Norte, que destaca Eloy de Souza como um dos maiores parlamentares da República Velha que deu importância aos problemas do Nordeste brasileiro.
Conceição Maciel, de forma inédita, brilhantemente destaca o pioneirismo de Eloy de Souza no sentido de idealizar e elaborar projetos garantindo a viabilização de atividades permanentes contra as secas, o que resultou na criação do IOCS, IFOCS, e por fim DNOCS. Acrescentando, ainda, a referida autora ressalta Eloy como um dos precursores do estudo do folclore do Rio Grande do Norte, antecedendo até o próprio Cascudo nesta área cultural, demonstrando o seu devotamento pelo sertão e pelo sertanejo.
A obra é o resultado da tese de doutorado, orientada pelo professor e Cientista Político, Dr. Spinelli Lindoso, recomendada para publicação pela banca examinadora da UFRN, composta por Dr. José Willington Germano, Dr. Douglas Araújo, Dr. Benedito Vasconcelos Mendes, Dr. Hermano Machado Ferreira Lima e o próprio orientador, por se tratar de um trabalho original e bastante rico para a bibliografia potiguar, nordestina e brasileira que trata da história política e da história cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário