quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ESCOLA IZABEL GONDIM, NO BAIRRO DAS ROCAS, TEM SEU DIA DE HOMENAGENS AOS ESCRITORES POTIGUARES NO DIA 09-09-2010, ÀS 16 HORAS.


PROFª ALZENIR ARAÚJO SANTOS

COORDENADORA DO CORTEJO LITERÁRIO DA ESCOLA IZABEL GONDIM, DE 09-09-2011.

CORTEJO LITERÁRIO ANTERIOR, DE OUTRA ESCOLA, COM A MENINA REPRESENTANDO A POETISA LÚCIA HELENA PEREIRA




O bairro das Rocas é um dos mais antigos da cidade do Natal. Em 2010 foi aprovado o projeto de Nº 192/2010, de autoria do vereador Ubaldo Fernandes que institui o Dia do Bairro das Rocas no calendário oficial de eventos da cidade: dia 03 de setembro.

Trata-se de um bairro com um grande riqueza cultural e o dia 3 de setembro foi o dia em que o “canguleiro” Café Filho assumiu o posto de Presidente da República e as homenagens estendem-se a todos que moram nas Roca



UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL ISABEL GONDIM



Foi a primeira escola pública do bairro das Rocas, que leva o nome da escritora do RN, Izabel Gondim que usava a escrita, também, como alerta em defesa do ensino público.

A poetisa. fez sua estréia como escritora em 1874 com a obra “Reflexões às minhas filhas” - e a história de cada família do bairro passa por esta escola, considerada patrimônio do bairro.

Nela fez-se uma reunião com a finalidade de erradicar o analfabetismo nas Rocas e a idéia de construir acampamentos cobertos com palhas de coqueiro, resultando na Campanha de Pé no Chão também se Aprende a Ler. Segundo depoimentos dos moradores mais antigos, o Professor Acrísio Freire - primeiro Diretor da escola - contribuiu significativamente em prol da dinamização da Escola, com muito zelo e dedicação.

Em tempos idos, a Escola parecia um paraíso! Seu jardim lindo era bem cultivado.

Nela, primava-se pela boa educação e rigorosa disciplina, tendo, como ela e cumplicidade, o constante diálogo com as famílias. Isso tudo formava uma segunda casa para os que nela estudavam e trabalhavam.

Diante deste passado histórico tão relevante, os que nela trabalham atualmente se sentem no dever de manter a tradição histórica, social e cultural da mesma. E temos feito constantes solicitações ao Governo do Estado para que o patrimônio seja preservado. E na atual gestão conseguimos recuperar um pouco da estrutura física da Escola. Mesmo assim, desejamos melhorar a cobertura da quadra de esportes, mudar o piso dos corredores e outras pendências. Desejamos sempre oferecer o um ensino público de boa qualidade. Diante do exposto, a equipe pedagógica reuniu-se e escolheu o tema “A Leitura e a literatura potiguar".



O DESFILE CÍVICO E A CAMINHADA LITERÁRIA.



A iniciativa do Desfile Cívico foi do vereador Ubaldo Fernandes, que luta pela melhoria das condições de vida no bairro das Rocas há vários anos. Vão participar as escolas estaduais , municipais e particulares, bem como instituições do bairro das Rocas.

A Ecola Estadual Izabel Gondim vai desfilar com o tema: "A leitura literária e a literatura Feminina Potiguar", no próximo dia 09, amanhã, sexta feira, com homenagens à patrona Izabel Gondim e as atuais e ilustres escritoras do RN.

A poetisa Flauzineide Moura é nossa patrona nesse projeto cultural: "Aliteratura Potiguar".



divulgadoraliterocultural.blogspot.com/



A Ecola procura proporcionar encontro entre escritores e leitores de forma regular e essa iniciativa nasceu após ouvirmos um aluno dizer:



"...professora, pensei que uma pessoa se tornava escritora após ter morrido"...

Esse ainda é o pensamento de muitas crianças e jovens, afinal, o escritor lhe parece alguém tão distante...

Nesse sentido, a Escola tem mantido uma agenda de visitas de escritores (de ambos os séculos), às nossas salas de leitura, e já elegemos a nossa patrona - Flauzineide Moura.

A caminhada literária faz parte do aniversário do bairro das Rocas (um dos mais antigos de Natal), dia 03 de setembro.

A Escola possui um blog para divulgação das atividades literárias, eventos , indicações de livros, biografias de escritores, etc.

Na próxima sexta, 09 de setembro, estaremos desfilando com nossas crianças representando algumas poetisas do RN e V.Sa. é uma delas.



CORTEJO LITERÁRIO

Data: 09-09-2011

Hora: 16 horas

Local: Escola Izabel Gondim

araujosantos.alzenir@gmail.com





www.divulgadoraliterocultutal.blogspot.com

www.izabelgondim.blogspot.com

Um comentário:

  1. Lúcia Helena, muito obrigada por divulgar em seu blog a atividade que a E.E. Izabel Gondim vai realizar. É muito gratificante ver o brilho de contentamento nos olhos de nossas crianças e jovens quando estão conversando com um(a)escritor(a). Já temos alunos dizendo que desejam ser escitores no futuro, que produzem pequenos textos ilustrados por eles mesmos. O apoio de vocês, escritores, é fundamental para o projeto que desenvolvemos, o "Sabores da Leitura", premiado pelo Instituto C&A, em 2010.

    ResponderExcluir