sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DAR AO VALE O QUE É DO VALE - HELICARLA MORAIS - INDICADA PARA INTEGRAR A ACLA! QUE MARAVILHA!!!

NILO DE OLIVEIRA PEREIRA
ESCRITORA CEARAMIRINENSE APAIXONADA PELA OBRA DO IMORTAL DAS LETRAS BRASILEIRAS: NILO PEREIRA SERÁ MEMBRO DA ACADEMIA CEARAMIRENSE DE LETRAS.
LEMBRO-ME QUE INDIQUEI SEU NOME AO PRESIDENTE, HOJE, TENHO A HONRA DE SABER QUE ELA PERTENCERÁ AO QUADRO DE SÓCIOS DA ACLA.

"O CEARÁ-MIRIM QUE VALE A PENA:
HELICARLA MORAIS, historiadora, pesquisadora, escritora e professora.

Helicarla Morais é jovem, bonita, saudável e inteligente. Isso já seria suficiente para destacá-la e, talvez, para realizá-la como pessoa. Mas ela preferiu valorizar o conhecimento, o saber. Graduou-se em História, concluiu o mestrado na mesma área e agora apresenta o seu projeto para o doutorado no ofício que escolheu. Poderia, se quisesse, escolher como tema de suas pesquisas e estudos, qualquer sítio ou personagem da história do RN e do Brasil. Opções não lhe faltariam. Mas preferiu a sua terra. E decidiu que colocaria sob foco de seus estudos e investigações , ninguém menos que Nilo Pereira, o “menino de engenho” de Ceará-Mirim, escritor, jornalista, estilista primoroso, intelectual dedicado à sua “pátria afetiva”, Ceará-Mirim. Helicarla começou essa tarefa, com a sua monografia de conclusão do curso de graduação na UFRN: “Três rios dentro de um homem - Nilo Pereira em Imagens de Ceará-Mirim, 1920-1960”, obra publicada em convênio pela Editora da UFRN e Sebo Vermelho editora, em 2009. Um livro encantador, arrebatado, mas paradoxalmente contido pela metodologia e rigorismo histórico. Apesar de centrá-lo como objeto de investigação histórica, a autora nos oferece um belo trabalho de apreciação literária, enfocando uma das mais marcantes obras da chamada “Escola Literária de ceará-Mirim” , o livro “Imagens do Ceará-Mirim”, do pesquisado, onde se revela todo o aprumo literário e senso estético do memorialista Nilo Pereira. Insatisfeita com o que considerou visão fragmentária da obra do conterrâneo, Helicarla escolheu-o novamente como tema de sua dissertação de conclusão do mestrado, cujo título é “Viagem-memória de Nilo Pereira: do Ceará-Mirim ao Recife e do Recife ao Ceará-Mirim”, já impresso e em vias de lançamento pela EDUFRN. É fácil antecipar o tema de sua tese de doutorado.
Helicarla pesquisa, investiga, escreve e ensina nos domínios da história e memória, história e literatura, história intelectual e regionalismo, infatigável no seu labor. Sem se preocupar com a falta de recursos e apoio oficial da sua cidade, movida apenas pelo seu amor à profissão e ao desafio da investigação histórica, no afã de preservar a memória literária da sua aldeia. É por ela, e por outros como ela, que decidimos constituir a Academia Cearamirinense de Letras e Artes - para apoiá-los, incentivá-los, promovê-los. Para valorizar a nossa terra e conservar a merecida auto-estima dos cearamirinenses.

CEARÁ-MIRIM TEM JEITO"!

Pedro Simões Neto
Presidente da ACLA

_____________________________________________________________

E-MAIL DE GERALDO PEREIRA, FILHO DE NILO PEREIRA

"Meu caro Pedro Simões

Notável a sua nota, até pela expressão "Escola Literária do Ceará-Mirim", mostrando que a cidade tem sido um celeiro de grandes nomes. Tem o meu tio Francisco Fernandes Sobral, casado com uma irmã de Nilo Pereira, Dalila de prenome e o meu Pai, sem falar em Edgar Barbosa e na geração atual, na qual o seu nome desponta, claro e o de minha prima Lúcia Pereira também. Mas, o nome de Helicarla está muito bem posto por você, nesse contexto de intelectuais potiguares da terra de Manoel Barroca, o Barão, meu trisavô e trisavô de Lúcia. Pentavô de meu neto Pablo que está chegando hoje, voando pela TAP. Acho que Helicarla é um bom nome para integrar a Academia e penso que minha prima Lúcia Pereira há também de concordar e sobretudo de indicar.

Geraldo Pereira
Escritor, filho de Nilo Pereira, um dos patronos da ACLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário