segunda-feira, 25 de abril de 2011

RESPOSTA DO ARQUITETO MOACYR GOMES, AO MANIFESTO DO SEU IRMÃO - CARLOS GOMES, SOBRE O RÉQUIEM PARA UM ESTÁDIO, EM 25-04-2011.


O TÚMULO DE MINHA ÚLTIMA QUIMERA
Moacyr Gomes

Querido irmão Carlos:

Li emocionado seu texto sob o título “RÉQUIEM PARA UM ESTÁDIO”, no qual, mais uma vez me oferece seu ombro amigo para mitigar as inevitáveis dores do existir. Por mera carência intelectual, permita-me lembrar os “Versos íntimos” de Augusto dos Anjos, como forma de lhe agradecer tão generosa e oportuna solidariedade, uma vez que, em minha opinião, ninguém conseguiu pintar com tanto realismo a verdadeira natureza humana, quanto aquele grande vate paraibano.
O quadro que você expôs em prosa, teve a força de impacto da Guernica de Picasso.Estou certo que a maior parte das pessoas lúcidas e sensatas desta comunidade repudiam esta ignomínia que estão praticando contra o povo potiguar, justamente através das pessoas que o povo elegeu para governá-lo, só que não podem se manifestar publicamente, por temor às possíveis represálias do “sistema”.
Neste final das comemorações da Páscoa, é lamentável ter que reconhecer que os exemplos de Cristo, pouco sensibilizaram os humanos, que, cada vez mais se tornam predadores de si mesmos. Tudo que pude dizer sobre essa bandalheira da Copa 2014, já foi dito, como advertência, e de nada serviu, só restando agora esperar o milagre do tal “legado”prometido.
Ao afastar-me da luta desigual, registro com indignação, que esse assalto ao erário e ao patrimônio público, planejado e anunciado há muito tempo, iniciado por governo com extensa lista de improbidades denunciadas e investigadas, veio a tornar-se, por similaridade, uma espécie de latrocínio, na acepção do termo, vez que resultará em morte por destruição perversa e desnecessária de creche, ginásio, estádio, enfim, equipamentos de serventia pública, para educação, esporte e lazer. que de algum modo, representam forma indireta de valorização, educação e eugenia de vidas humanas.
Já foi dito muitas vezes, que esse malfadado elefante branco, poderia ter sido programado para outro lugar mais adequado, poupando o que já existe e que custou o dinheiro do povo, já que somos pobres e não podemos admitir desperdício.
Mas o que vem prevalecendo na mentalidade doentia dos governantes atuais é a perversidade e a morbidez de uma engenharia de destruição e vandalismo gratuito, ou quem sabe, a prevalência da tese, “quanto maior a caça mais nacos da carniça para satisfazer a gula pantagruélica dos abutres”.
Ironicamente, há poucos meses atrás, essa engenharia acariciava a idéia de conservar o patrimônio, e agora avoca o direito de ser seu principal algoz, e aí, diz Augusto dos Anjos “a mão que afaga é a mesma que apedreja”. Dia virá em que o povo encerrará a carreira das nefastas oligarquias que vem nos empobrecendo nos últimos 50 anos.
Para mim, aquele local outrora sacralizado pela única missa aqui rezada pelo Santo João Paulo II, passará a ser, dos escombros, apenas o “ túmulo do formidável enterro de minha última quimera”.

Do irmão e amigo Moacyr Gomes

Em Natal, madrugada de 25 /04/2011

**************************************************************
BREVE CURRÍCULO DE MOACYR GOMES DA COSTA


Nasceu em 07 de junho de 1927, em Caicó/RN.
Graduou-se em 05/04/1954 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, Rio de Janeiro/RJ. Especializou-se em Planejamento Urbano e Administração Municipal no Rio de janeiro, São Paulo e Pernambuco, tendo como produto final o Plano Diretor do Município de Nazaré da Mata/PE, 1966.
Resumo das principais atividades profissionais:
- Projeto do Complexo Esportivo de Lagoa Nova, Natal/RN, 1953. Obra do Estádio (atualmente denominado Estádio João Machado - “Machadão”) executada no período de 1967/1972 e o Ginásio Poliesportivo (atualmente denominado Ginásio de Esportes Humberto Nesi - “Machadinho”) em 1992;
- Centro de Abastecimento do Distrito Federal, posteriormente denominado – Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara – CADEG, Vencedor do Concurso de Projeto em parceria com o Arquiteto Vigor Artese, Rio de Janeiro, 1957;
- Projeto do Instituto de Educação do Município de Mossoró, Mossoró/RN, 1957;
- Projeto do Cine Teatro CID, Mossoró/RN, 1957;
- Projeto do Instituto de Educação do Município de Caicó, Caicó/RN, 1957;
- Faculdade de Odontologia da UFRN, Natal/RN, em 1965;
- Projeto da Central de Abastecimento de Água, Currais Novos/RN;
- Projeto do Aeroporto da cidade de Currais Novos/RN;
- Elaborou o Plano Diretor Físico-Territorial de Natal - Lei nº 2.211/74;
- Elaborou o Plano Diretor de Organização Físico-Territorial de Natal -Lei nº 3.175/84;
- Projeto de Reforma e Ampliação da Sede do CREA/RN – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 1997;
- Projeto do Monumento comemorativo dos 400 anos da fundação da Cidade do Natal, denominado “Pórtico dos Reis Magos”, elaborado com a colaboração do Arquiteto Eudes Galvão Montenegro, Natal/RN, 1999;
- Em parceria com os Arquitetos Daniel Geraldo Gomes de Hollanda e João Maurício Fernandes de Miranda elaborou, dentre outros projetos realizados pela firma PLANARQ – Planejamento Geral em Arquitetura:
- Edifico-sede do IPE – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN, Natal/RN, 1962;
- Edifício-sede do DER/RN – Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Natal/RN, 1962;
- Edifício Barão do Rio Branco, obra pioneira em edifício comercial em Natal, dotada de galeria ligando dois logradouros públicos, 1964;
- Em parceria com o Arquiteto Ubirajara Galvão, projetou:
- Edifício-sede da Mineração Tomaz Salustino (atualmente, Sede do CREA/RN – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte), 1977;
- Edifício-sede dos Órgãos Fazendários da Amazônia, São Luis/MA, 1978/1979;
- Centro Administrativo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 1974, entre outras atividades.
- Conselheiro-Fundador do CONPLAN – Conselho de Planejamento Urbano do Município de Natal, criado pela Lei nº 2.211/74;
- Professor concursado da cadeira de Arquitetura e Construção Civil da Escola de Engenharia da UFRN, 1967;
- Membro do Conselho Fiscal do IAB/RN, 1977/1979;
Informações complementares:
- Secretário de Planejamento Urbano, Prefeitura Municipal de Natal, 1971/14974;
- Secretário Especial de Planejamento Urbano, Prefeitura Municipal de Natal, 1979/1982;
- Secretário/Coordenador do Grupo Especial do Plano Diretor de Natal, 1982/1984;
- Presidente do IPLANAT – Instituto de Planejamento Urbano de Natal, Prefeitura Municipal de Natal, 1997/1999;
- Secretário Municipal de Urbanismo, Prefeitura Municipal de Natal, 1999/2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário